• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje1133
Esta SemanaEsta Semana8782
Este MêsEste Mês57608
TOTALTOTAL3904110
Statistik created: 2026-01-21T18:08:04+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova


  • Susana Lopes distinguida nos prémios Hair Salon Leaders.
    Susana Lopes distinguida nos prémios Hair Salon Leaders. carlos_teixeira

    A Forbes LAB criou os prémios Hair Salon Leaders para celebrar o talento e a gestão de excelência na indústria profissional.

    Com o apoio da L’Oréal Produtos Profissionais e da Iberinform, a iniciativa distinguiu os 25 profissionais e salões que estão a transformar o setor, colocando Aveiro, Coimbra e Leiria no mapa da excelência nacional.

    Num evento realizado no L’Oréal LAB, em Lisboa, no dia do cabeleireiro, 19 de janeiro, foi revelado o restrito Top 25 de hairstylists e salões que estão a transformar a indústria através da inovação, visão estratégica e digitalização.

    Entre os líderes nacionais distinguidos, a região destaca-se com a presença de Susana Lopes Hairstylist (Aveiro), Ilidio Design - Carlos Gago (Coimbra) e Amados Cabeleireiro (Leiria).

    Estes profissionais foram selecionados por um júri especializado, que avaliou o seu contributo para a evolução do negócio e impacto social.

    Além da seleção do Top 25, o júri – composto por Miguel Ribeiro (sheerME), Aurora Gonçalves (Tom Sobre Tom) e Iara Vieira (Sociedade Ponto Verde) – atribuiu distinções especiais em cinco categorias chave:

    1. Revelação do Ano: Atribuído a Vasco Freitas (VF Hairstylist), do Porto, pela sua reinvenção contínua e projeção em editoriais de revistas de renome e presença assídua em semanas de moda internacionais, no ano em que celebra 25 anos de carreira e 10 anos do seu salão no Porto.

    2. Sustentabilidade e Impacto Social: Vencido por Cláudio Pacheco (Chiado Studio), em Lisboa, pelo projeto solidário "Love Cut" (apoio a crianças em risco) e pelas práticas sustentáveis que implementa, como a reciclagem de cabelo e poupança de água com Water Saver.

    3. Marca de Excelência e Inovação: Entregue ao ART Z Hair & Experience (Lisboa), distinguido pela sua modernização e implementação de soluções digitais de gestão, assim como pela presença em eventos, imprensa e avaliações feitas pelos consumidores.

    4. Criador de Emprego: A rede Jean Louis David (Provalliance) foi reconhecida como a maior empregadora em Portugal, destacando-se como uma "escola de talentos".

    5. Líder da Indústria Capilar: Um prémio transversal atribuído a todos os profissionais que integram o Top 25 e a todos os restantes cabeleireiros de Portugal, considerando que todos eles são cruciais para a evolução do setor.

    Para Gonçalo Nascimento, PPD Market Director & Country Coordinator da L’Oréal Portugal, “o setor dos cabeleireiros vive uma profunda transformação e estes prémios são o reflexo disso mesmo. Ao distinguirmos estes profissionais, estamos não só a premiar a excelência de hoje, mas a sinalizar o caminho para o futuro da beleza profissional e a contribuir para criar a beleza que faz avançar o mundo”.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Imagem / video
    Imagem
    susana lopes distinguida em concurso de cabeleireiros


  • Ílhavo: Inspeções à ponte da Vista Alegre já começaram.
    Ílhavo: Inspeções à ponte da Vista Alegre já começaram. carlos_teixeira

    A comissão criada para inspecionar a ponte da Vista Alegre já esteve no local, em primeira ação de inspeção, e regressa na próxima semana para apresentar dados sobre o tipo de intervenção possível para manter a travessia operacional.

    O encerramento preventivo, devido ao aumento da carga, os sinais de desgaste e a antiguidade da ponte abriram o debate sobre o futuro daquela estrutura.

    Com uma nova ponte no horizonte mas sem capacidade de investir, no imediato, os valores necessários à construção, a maioria liderada por Rui Dias decidiu congelar o investimento mas admite que poderá alterar essa posição se não for possível ou razoável o investimento na reabilitação da atual.

    Rui Dias esclareceu a Assembleia Municipal de Ílhavo que essa verificação técnica está em marcha com técnicos da autarquia, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Universidade de Aveiro (com áudio)

    A travessia da Gafanha da Boavista para a Vista Alegre surge entre as questões mais levantadas por residentes naquela área que realçam a importância da reabertura da ponte ou a construção de uma nova travessia cujo custo poderá apontar para valores na ordem dos 3 a 4 milhões de euros.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Ponte da Vista Alegre interdita temporariamente à circulação.
    Rm Notícia
    Ficheiro de áudio


  • Assembleia Municipal de Ílhavo aprova Plano e Orçamento. Peso da herança divide bancadas.
    Assembleia Municipal de Ílhavo aprova Plano e Orçamento. Peso da herança divide bancadas. carlos_teixeira

    A Assembleia Municipal de Ílhavo aprovou, por maioria, Plano e Orçamento para 2026.

    Depois do debate sobre as "mochilas" e o peso da herança do legado de Fernando Caçoilo, há quatro anos, as "heranças" continuam a dividir as famílias políticas.

    O debate mantido esta noite acabou por colocar a nova maioria perante questões associadas aos planos de mudança e ao adiamento de projetos propostos ao eleitorado e sufragados a 12 de Outubro.

    Repetiu-se o discurso apresentado em sede de executivo com a maioria liderada por Rui Dias a explicar que a carga de obras e o seu peso financeiro obrigam a um calendário que olha para quatro anos deixando claro que os compromissos assumidos com o eleitorado serão cumpridos até 2029.

    O PS diz que o Plano não corresponde à mudança anunciada e anota falta de abertura da nova maioria que, sem ter maioria absoluta, é acusada de não ter dado ouvidos à oposição.

    Sérgio Lopes diz que os argumentos em torno da pressão financeira não podem justificar tudo uma vez que os encargos com obras em escolas e centros de saúde eram conhecidos.

    O vogal socialista classifica a proposta orçamental como de transição sem as novidades prometidas ao eleitorado.

    Fala em inércia em diferentes áreas com cortes que identifica com a matriz ideológica da governação mais do que de pura gestão financeira.

    A bancada do UpF encontrou nos planos para a Gafanha da Nazaré um dos símbolos maiores da desaceleração.

    Fala em congelamento de planos para o centro cívico da freguesia.

    Críticas apresentadas por Rui Rufino, José Pinto Reis e Pedro Cristo quanto às opções assumidas pelo executivo que congela algumas ações propostas e mexe noutras lançadas  no mandato anterior.

    Cristo diz que o argumento financeiro contraria a escola PSD que no passado era mais ambiciosa.

    Em defesa da maioria, PSD e CDS defendem que o orçamento do primeiro ano, completo, de mandato não deve ser encarado de forma isolada.

    Notam impaciência perante um órgão executivo que cumprirá no início de fevereiro 100 dias de exercício.

    O representante do CDS fala em plano condicionado pelos encargos financeiros deixando aberto caminho a um pedido de empréstimo.

    Carlos Pedro Ferreira lembra que nos últimos ações a opção dos executivos foi reduzir a dívida e que, agora, chega o momento de criar mecanismos para investir o que leva o seu tempo.

    Flor Agostinho, do PSD, afirma que não se trata de falta de ambição mas de respeitar a lei dos compromisso.

    E acusa o movimento independente de não ser capaz de votar este primeiro orçamento em linha com o que os partidos da oposição fizeram há quatro anos respeitando compromissos assumidos e que decorrem das opções tomadas pelo executivo liderado por João Campolargo.

    A bancada do UpF apresentou votos diferenciados de acordo com cada um dos seus eleitos e foram registados 3 votos contra.

    Rui Dias assume o legado que, segundo o autarca, condiciona este primeiro ano de exercício.

    Repetiu argumentos em torno da execução de obras e encargos assumidos que obrigam a gastar mais do que o previsto para cumprir os calendários do Plano de Recuperação e Resiliência cuja execução está abaixo do necessário.

    O autarca de Ílhavo deixa claro que o programa apresentado ao eleitorado é para cumprir mas reconhece alterações na calendarização (áudio sequenciado).

    Plano e Orçamento passou com 13 votos favoráveis da maioria, 9 abstenções(UpF e PS) e 3 votos contra da bancada do UpF.


     


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ami aprova pacote fiscal com proposta do PSD para manter IMI familiar
    Rm Notícia
    Ficheiro de áudio


  • Região de Aveiro apresenta Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar.
    Região de Aveiro apresenta Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar. carlos_teixeira

    A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) em dia de seminário de apresentação do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE – Educ@RA2030), subordinado ao tema “Caminhos para o sucesso educativo na Região de Aveiro”.

    O evento tem lugar, esta quarta, no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga, com início às 14h00.

    Este seminário pretende divulgar as principais ações do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar e promover o diálogo entre municípios, escolas, instituições de ensino superior e parceiros regionais, reforçando o compromisso coletivo com o sucesso educativo na Região de Aveiro.

    Abertura a cargo de Pedro Lobo (Presidente da Câmara de Sever do Vouga), seguindo-se a apresentação do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar com José Eduardo de Matos (Secretário Executivo Intermunicipal) e Anabela Monteiro (Coordenadora do Projeto).

    Partilha de Atividades Diferenciadoras, Artistas em Residência nas Escolas da Região de Aveiro, Promoção da Rede de Ensino Profissionalizante e PISA for Schools na Região de Aveiro formam os temas da tarde.

    A sessão de encerramento, às 15h40, conta com Jorge Almeida (Presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro) e Jorge Brandão (Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030).


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Centro das Artes de Sever celebra 16º aniversário.


  • Ílhavo: Sessão de dádiva de sangue decorre no Centro de Religiosidade Marítima.
    Ílhavo: Sessão de dádiva de sangue decorre no Centro de Religiosidade Marítima. carlos_teixeira

    O Município de Ílhavo tem em curso uma sessão de dádiva de sangue, esta quarta-feira, dia 21 de janeiro, entre as 9 e as 13 horas, na Sala Estúdio do Centro de Religiosidade Marítima.

    Trata-se de uma ação de parceria com o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional da Unidade Local de Saúde de Coimbra -  Hospitais da Universidade de Coimbra

    Para doar sangue é necessário cumprir alguns requisitos, designadamente, ter idade compreendida entre os 18 e 60 anos, ter hábitos de vida saudáveis, ter peso igual ou superior a 50 quilos, não estar em jejum nem no período da digestão, e não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.


     

    Categoria
    Concelho
    Imagem / video
    Imagem
    centro de religiosidade maritima acolhe dadiva de sangue


  • Centro de Portugal marca presença na Feira Internacional de Turismo.
    Centro de Portugal marca presença na Feira Internacional de Turismo. carlos_teixeira

    A Turismo Centro de Portugal marca presença na Feira Internacional de Turismo.

    Evento decorre a partir de hoje e até domingo em Madrid com uma participação que reforça a aposta estratégica na promoção da gastronomia e do enoturismo da região, a cooperação transfronteiriça ibérica e a valorização do turismo do interior.

    No dia 24, sábado, às 17h00, a TCP apresenta o projeto "Sabores ao Centro!", iniciativa âncora da região, que visa promover a riqueza e diversidade gastronómica do território.

    Este momento terá lugar no stand Visit Portugal, do Turismo de Portugal (Pavilhão 4), e será seguido de apresentações de duas iniciativas dos PROVERE da região: o Roteiro de Enoturismo, pelo PROVERE Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro, e a Rota dos Queijos, pelo PROVERE Queijos do Centro de Portugal.

    O programa do dia culmina com uma mostra e degustação de produtos emblemáticos do Centro de Portugal, como são os vinhos, os queijos, o pão e o azeite.

    Esta iniciativa resulta de uma parceria estratégica entre a TCP, o Turismo de Portugal, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Médio Tejo, Região de Aveiro, Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões) e os dois PROVERE envolvidos.

    Outro momento de relevo terá lugar no dia 22, quinta-feira, às 15h30, com a apresentação da estratégia integrada que promove as regiões do Centro de Portugal, do Alentejo e Ribatejo e da Extremadura como um destino internacional conjunto.

    A sessão, que decorrerá no stand do Turismo da Extremadura (Pavilhão 7), dará a conhecer as principais iniciativas em curso e previstas para 2026, contando com intervenções de Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal e de responsáveis do turismo dos dois lados da fronteira.

    Este momento será seguido, pelas 16h30, por um encontro gastronómico de degustação ibérica, no qual os produtos representativos dos três territórios assumem o papel principal.

    A iniciativa reunirá chefs das três regiões, que irão confecionar um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa.

    O Centro de Portugal estará representado pelos chefs Roberto Lopes e Ana Batista, do Restaurante Casa Cunha Leal, no Fundão, responsáveis pela sobremesa: creme de arroz-doce, com leite de cabra e cantharellus tubaeformis.

    A cooperação transfronteiriça volta a estar em evidência no dia 23, sexta-feira, também no stand da Extremadura, com a apresentação do “II Congresso Mundial de Turismo do Interior”, agendada para as 15h45.

    A cidade da Guarda sucede a Cáceres enquanto anfitriã do evento, que se realiza nos dias 18 e 19 de novembro de 2026.

    Este congresso afirma-se cada vez mais como um fórum ibérico e internacional de referência para o debate estratégico sobre os desafios e oportunidades dos territórios de interior.

    A escolha da Guarda reforça o posicionamento do Centro de Portugal como protagonista no debate internacional sobre o futuro do turismo do interior.

    Para Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, “a presença da região na FITUR 2026 é uma afirmação clara daquilo que nos distingue. Vamos valorizar a gastronomia e os vinhos como expressão da identidade do território, afirmar o turismo do interior como eixo estratégico de desenvolvimento e reforçar a cooperação ibérica como fator de diferenciação internacional. O projeto ‘Sabores ao Centro’ é um bom exemplo dessa abordagem, ao ligar produtos, pessoas e lugares numa proposta autêntica e de elevado valor experiencial. É assim que promovemos o Centro de Portugal como um destino sustentável, diversificado e competitivo, capaz de transformar a proximidade entre territórios em oportunidades de crescimento, notoriedade e coesão”.

     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Turismo do Centro leva sabores da região à Fitur em Madrid.


  • Estarreja: Programa do Carnaval em apresentação pública.
    Estarreja: Programa do Carnaval em apresentação pública. carlos_teixeira

    Apresentação do Carnaval de Estarreja 2026.

    Câmara Municipal e Associação do Carnaval promovem uma conferência de imprensa de apresentação da edição de 2026 do Carnaval de Estarreja, marcada para quarta-feira, dia 21 de janeiro, às 11h00, no Cine-Teatro de Estarreja.

    A sessão contará com a presença da autarca local, Isabel Simões Pinto, da Vereadora dos Eventos, Paula Almeida, e do presidente da Associação do Carnaval de Estarreja, Nuno Pauseiro.

    A foliar desde 1897, o Carnaval de Estarreja é considerado um dos "melhores e mais antigos" cortejos carnavalescos do país.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    bailes de carnaval na Gafanha da Nazaré e Ilhavo


  • Seminário “Proteção de Vítimas de Violência Doméstica – Novos Desafios” agendado para 30 de Janeiro.
    Seminário “Proteção de Vítimas de Violência Doméstica – Novos Desafios” agendado para 30 de Janeiro. carlos_teixeira

    Aveiro prepara-se para o III Seminário “Proteção de Vítimas de Violência Doméstica – Novos Desafios”.

    A Rede Especialista em Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica no Concelho de Aveiro (RIVD) irá promover a reflexão e o debate sobre os desafios da atualidade na proteção de vítimas de Violência Doméstica.

    Evento está marcado para dia 30 de janeiro de 2026, no Auditório do Edifício Atlas, entre as 9h30 e as 16h45.

    A presente iniciativa é dirigida a profissionais com intervenção direta e indireta na problemática e aberta à comunidade em geral, com o objetivo de potenciar uma reflexão ativa entre todos os envolvidos, nomeadamente convidados e participantes, sobre a proteção das vítimas, desde as boas práticas de intervenção às especificidades do acolhimento.

    Abertura a cargo de Luís Souto de Miranda (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e com convites à Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, à Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, ao Presidente da Direção da Casa Vera Cruz e à Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.

    Ao longo do dia, profissionais da segurança social, do Centro de Emprego e Formação Profissional, do apoio a migrantes e da Saúde Pública dão testemunho.

    Durante a tarde participam responsáveis por casas abrigo e IPSS e especialistas da área da psicologia.

     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Obras de Joana Paiva Nunes no Atlas.


  • Música na escola está em Aveiro com “Animália”.
    Música na escola está em Aveiro com “Animália”. carlos_teixeira

    Música na escola está em Aveiro com “Animália”.

    Projeto da Orquestra das Beiras e de Municípios da região trabalha a iniciação à música clássica.

    Animália foi um projeto encomendado pela Real Fillharmonia da Galiza para o ano de 2026, e conta com a participação dos músicos Sofia Nereida e António Miguel Teixeira sob a direção de Jan Wierzba.

    As sessões pedagógicas no Centro de Congressos de Aveiro decorrem esta quarta-feira, na quinta e na sexta entre as 09h30 e as 11h00.

    Domingo há concerto família às 16h.

    Música na Escola é um projeto de ação educativa, que tem como objetivo a divulgação musical, a sensibilização e a formação do público infantil para a música erudita, dando ênfase à participação das crianças no processo de realização musical através de interações com a orquestra.

    Além disso, pretende-se proporcionar uma experiência de contacto com a música orquestral e o alargamento dos conhecimentos sobre música e sobre a orquestra.

    Na edição de 2026 a Orquestra das Beiras apresenta Animália, uma viagem onde a música encontra o mundo animal.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Música na Escola passa esta semana por Aveiro.


  • PSD distingue Neves Vieira como “figura de referência da vida política e cívica do concelho”.
    PSD distingue Neves Vieira como “figura de referência da vida política e cívica do concelho”. carlos_teixeira

    O PSD emite nota de pesar pelo falecimento de António Francisco das Neves Vieira.

    A concelhia evoca o legado do antigo presidente daquela estrutura.

    Manifesta “profundo pesar” pelo falecimento do antigo Presidente da Comissão Política Concelhia do partido e antigo autarca na madrugada de segunda-feira.

    Considera que desaparece “figura de referência da vida política e cívica do concelho”.

    Os Social Democratas afirmam que se trata de uma personalidade que assumiu “papel determinante na afirmação e consolidação do projeto político do partido a nível local, tendo exercido a liderança da concelhia com dedicação, sentido estratégico e um profundo compromisso com o serviço público”.

    “A sua ação enquanto dirigente partidário contribuiu de forma decisiva para a formação e valorização de quadros políticos e para o fortalecimento da presença do partido no concelho”.

    O exercício de autarca, vice presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, vereador em dois mandatos e Presidente da Assembleia Municipal, realçam o “elevado sentido institucional, responsabilidade e proximidade com as pessoas”.

    Sobre a intervenção cívica, associativa e na imprensa local refere que são sinais de “compromisso com Ílhavo” e com a “vida democrática local”.

    “Neste momento de consternação, o PSD de Ílhavo endereça à família, aos amigos e a todos quantos com ele privaram as mais sentidas condolências, expressando reconhecimento pelo contributo e pelo legado que António Francisco das Neves Vieira deixa ao concelho de Ílhavo e ao partido, que nunca será esquecido”, refere a nota da concelhia liderada por Luís Diamantino.

    As cerimónias fúnebres estão marcadas para o final da manhã desta quarta na Mortuária de Ílhavo.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    faleceu neves vieira


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel