• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje476
Esta SemanaEsta Semana3776
Este MêsEste Mês476
TOTALTOTAL3234260
Statistik created: 2025-04-01T04:38:40+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova
  • Universidade de Aveiro investiga suplemento anti-colesterol a partir de cogumelos.
    Universidade de Aveiro investiga suplemento anti-colesterol a partir de cogumelos. carlos_teixeira

    Universidade de Aveiro investiga suplemento anti-colesterol a partir de cogumelos

    O Departamento de Química da Universidade de Aveiro e a Cuga estão a transformar subprodutos dos cogumelos num suplemento alimentar que diminui o risco de doenças cardiovasculares.

    A investigação propõe recuperar compostos que hoje são descartados e dar-lhes uma nova vida.

    “O suplemento evitará níveis elevados de colesterol no sangue, será acessível e economicamente viável”, afirma Filipe Gomes, responsável pela investigação.

    O Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), em colaboração com a Cuga – a maior empresa produtora de cogumelos em Portugal – está a desenvolver um suplemento alimentar que reduz os níveis de colesterol no sangue.

    A investigação tem como base a recuperação de subprodutos dos cogumelos produzidos e embalados nas unidades da Cuga, para os quais a unidade de investigação Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia (LAQV-REQUIMTE) da universidade aveirense está a estudar a transformação num produto natural com benefícios para a saúde cardiovascular.

    “Esta colaboração nasceu da perceção da quantidade de subprodutos dos cogumelos produzidos e da sua riqueza em compostos, nomeadamente as beta-glucanas”, explica Filipe Gomes, investigador do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e responsável pela investigação.

    “Depois de extrairmos estes compostos bioativos, estudamos a forma como eles interagem com os ácidos biliares presentes no intestino”.

    Segundo o investigador, as beta-glucanas dos cogumelos sequestram os ácidos biliares que são responsáveis pela emulsificação do colesterol, impedindo a sua absorção para a corrente sanguínea, enquanto o colesterol não emulsificado acaba por ser excretado pelas fezes.

    Para a Cuga, este estudo destaca o cogumelo como alimento saudável e cria um produto de mercado muito benéfico para a saúde com origem nas suas unidades. Ao mesmo tempo, atribui utilização económica a cerca de 10% dos cogumelos frescos produzidos que hoje são um subproduto não aproveitados.

    “São pés, fragmentos de cogumelos e unidades fora do calibre que totalizam, aproximadamente, 500 toneladas de subproduto desperdiçado por ano”, afirma Nuno Pereira, CEO da Cuga.

    “Este trabalho conjunto com a Universidade de Aveiro vai transformar este desperdício num suplemento alimentar natural com boas perspetivas de mercado”.

    A Cuga, detentora de 80% de quota no mercado português de cogumelos, tem unidades em Vila Flor, em Vila Real e em Paredes.

    Produz anualmente cerca de cinco mil toneladas de cogumelos que embala e são vendidos, na sua maioria, em grandes superfícies.

    Cerca de um terço das mortes em Portugal são causadas por doenças cardiovasculares, sendo o colesterol elevado um dos principais fatores de risco.

    “Estas patologias desenvolvem-se ao longo dos anos de forma silenciosa e, além da alta taxa de mortalidade, podem causar consideráveis graus de dependência nos sobreviventes”, afirma Filipe Gomes.

    O suplemento que está a ser desenvolvido pela UA tem propriedades hipocolesterolémicas – com potencial para evitar os níveis elevados de colesterol no sangue – e é, em simultâneo, “acessível e economicamente viável”, afirma o responsável pela investigação.

    A elevada percentagem de desperdício alimentar na Europa também tem preocupado os investigadores da Universidade de Aveiro.

    “As grandes cadeias de supermercados regem-se por regulamentos que privilegiam alimentos frescos com formato, cor e calibre padronizado”, refere Filipe Gomes.

    “O problema é que estas normas resultam no desperdício de cerca de 30% da produção agrícola global”.

    Com esta investigação, e alinhado com os objetivos da unidade de investigação LAQV-REQUIMTE e da Cuga, o Departamento de Química da UA e a empresa produtora de cogumelos procuram aumentar a sustentabilidade ambiental da indústria e contribuir para um modelo e uma economia circular mais eficiente.

    “Beneficiar os consumidores e o ambiente”

    O trabalho realizado nos laboratórios da Universidade de Aveiro inclui a extração e a caracterização química dos compostos presentes nos cogumelos, assim como a sua avaliação no efeito hipocolesterolémico.

    Com este estudo a equipa de investigação do Departamento de Química da UA tem conseguido “perceber os mecanismos de ação dos compostos presentes nos subprodutos dos cogumelos” e, também, “conceber regras que ajudam a elaborar o design funcional do suplemento alimentar”.

    Os testes realizados até agora revelam que “estes mecanismos de ação são semelhantes aos de ingredientes já reconhecidos pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA)”, afirma o responsável pelo projeto.

    Para Nuno Pereira, este trabalho é um dos motores da estratégia de inovação e sustentabilidade que a empresa iniciou ao lançar, em outubro de 2024, a nova marca Cuga. “Estando agora a Cuga a consolidar-se como a referência nacional para a produção de cogumelos, nós sabemos que o futuro passa por encontrar novas formas de valorizar cada fase da nossa cadeia produtiva”, afirma o CEO.

    “Esta parceria com a Universidade de Aveiro permite-nos isso mesmo: explorar soluções inovadoras que beneficiam tanto os consumidores como o ambiente”.

    Filipe Gomes destaca a relevância desta investigação para o setor agroalimentar, referindo que “os cogumelos são uma fonte extremamente rica em compostos bioativos” com aplicações que vão muito além da alimentação.

    “Com este projeto conseguimos aproveitar subprodutos que antes eram desperdiçados e transformá-los num suplemento alimentar que regula o colesterol e minimiza as doenças cardiovasculares e os seus efeitos nefastos”, explica o investigador.

    “Espero que seja possível, num futuro próximo, facilitar o acesso a este suplemento a todas as pessoas”, conclui.


    Texto: UA


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Universidade de Aveiro recebe concurso regional de ideias de negócio.


  • Teatro Aveirense apresenta programação de Abril.
    Teatro Aveirense apresenta programação de Abril. carlos_teixeira

    Música, teatro, comédia, cinema e atividades para as escolas preenchem o mês no Teatro Aveirense.

    Festa do Cinema Italiano, Amigos da Treta, concerto dos Marquise e espetáculos de Paulo Matos e da companhia Mala Voadora entre os destaques.

    O início do mês é marcado pela celebração da revolução dos cravos com a companhia Mala Voadora, que traz a Aveiro o seu espetáculo 25 de abril de 1974, encenado por Jorge Andrade, a ser apresentado em exclusivo para a comunidade escolar nos dias 3 e 4 de abril.

    Para além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de uma democracia em Portugal, esta criação estabelece com o seu público um diálogo em torno dos mecanismos de construção da ficção e da manipulação da realidade.

    No dia 6 de abril o Teatro Aveirense apresenta-se fora de portas com Jacarandá, um espetáculo de marionetas, de Adriana Melo e Magnum Soares, que se revela sob a forma de solo intimista e sem palavras numa viagem pelas profundezas da natureza.

    Encontro marcado às 16h00 no Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília, em São Bernardo, com entrada gratuita.

    Uma iniciativa do programa municipal Aveiro em Família para maiores de 6 anos.
    Na semana seguinte, no dia 10 de abril, será a vez de os Marquise se apresentarem em palco, integrados no ciclo Novas Quintas, com o qual o Teatro Aveirense tem revelado nomes emergentes da música nacional.

    Os Marquise são um quarteto nascido no Porto com uma clara influência do rock alternativo dos anos 90.

    Em 2023 lançaram um EP de estreia que rapidamente os destacou no panorama nacional emergente e acabam de apresentar o primeiro álbum.

    O dia 11 de abril terá como destaque o fenómeno Amigos da Treta, projeto criado em 1997 e que se apresenta no Teatro Aveirense com José Pedro Gomes e Aldo Lima a darem corpo às personagens Zezé e Jóni. Uma noite de humor por dois dos seus mais reconhecidos praticantes.

    A música regressa no dia 19 de abril com o concerto de encerramento do XXII Estágio da Orquestra dos Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, iniciativa que irá decorrer no Teatro Aveirense entre os dias 16 e 19 de abril, com um momento público na sua derradeira data.

    Nos dias 22 e 23 de abril o Teatro Aveirense volta a receber a Festa do Cinema Italiano, que nesta edição propõe os filmes Confidência, de Daniele Luchetti, Diva Futura. Cicciolina e a Revolução do Desejo, de Giulia Louise Steigerwalt, O Lugar do Trabalho, de Michele Riondino, e A Grande Ambição, de Andrea Segre.

    O mês completa-se com o espetáculo Refugiado, no dia 30 de abril, encenado e interpretado por Paulo Matos, que se debruça sobre o tema da migração, relatando a epopeia de um homem que foge do seu país de origem para procurar um futuro possível num outro lugar.

     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Companhia Nacional de Bailado atua no Teatro Aveirense.


  • Autárquicas: Candidato independente na Gafanha do Carmo quer "Junta ao serviço das pessoas".
    Autárquicas: Candidato independente na Gafanha do Carmo quer "Junta ao serviço das pessoas". carlos_teixeira

    Tiago Cardoso apresentou-se ao eleitorado da Gafanha do Carmo deixando claro que quer colocar a Junta de Freguesia “ao serviço das pessoas”.

    Segunda apresentação do movimento independente “Unir Para Fazer” que apresenta o comerciante e dirigente associativo.

    O Movimento classifica Tiago Cardoso como “homem de ação”, “homem de fazer e da terra”, que “pretende colocar a Junta de Freguesia ao serviço das pessoas, solucionando os seus problemas”.

    O candidato declarou na apresentação que “a política só faz sentido se for o meio para melhorar qualidade de vida da comunidade”.

    Tiago Cardoso tem 39 anos e é natural da Gafanha do Carmo.

    É proprietário de um estabelecimento comercial nesta freguesia e integra a direção do Grupo Desportivo Beira-Ria.

    Aposta nas ligações de “proximidade à comunidade” e no espírito de “colaboração com as associações da sua freguesia”.

    Com Luís Diamantino em final de mandato e numa freguesias que nas últimas décadas teve como autarcas de freguesia eleitos do PSD e do PS, o surgimento da candidatura independente alarga o leque de propostas na mais pequenas das freguesias do concelho de Ílhavo.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Tiago Cardoso apresentou candidatura na Gafanha do Carmo


  • Capicua e Van Zee na Semana do Enterro.
    Capicua e Van Zee na Semana do Enterro. carlos_teixeira

    Capicua, Van Zee, Badoxa, Miguel Luz, T-Rex e Marotos da Concertina integram o cartaz do Enterro do ano académico.

    A festa organizada pela Associação Académica da Universidade de Aveiro realiza-se de 26 de abril a 3 de maio.

    Procura responder aos diferentes públicos que existem na comunidade académica.


     


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Filarmonia das Beiras atua com alunos da Universidade de Aveiro.


  • Distrital do PS contesta escolha de autarca em fim de mandato para liderar empresa de águas (ADRA).
    Distrital do PS contesta escolha de autarca em fim de mandato para liderar empresa de águas (ADRA). carlos_teixeira

    A distrital de Aveiro do Partido Socialista não gostou da solução encontrada para a constituição da nova administração da AdRA.

    Confirmada a nomeação de Joaquim Baptista (na imagem) como Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), a poucos meses de terminar o seu terceiro mandato enquanto Presidente da Câmara da Murtosa e o de Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), o PS “desaprova” a escolha.

    “Esta eleição, em assembleia-geral da empresa controlada pela Águas de Portugal (AdP) e pelos Municípios da Região de Aveiro, é um claro movimento de atribuição de uma posição que depende da tutela política do Governo, a um seu correligionário em final de carreira autárquica”, refere nota da estrutura liderada por Hugo Oliveira.

    O final de ciclo político para muitos autarcas do PSD e do CDS constitui-se como argumento do PS para considerar que há “legitimidade precária” para proceder a estas alterações.

    Para o PS, torna-se “evidente” que estas mudanças são “instrumentais para garantir a colocação de um autarca do PSD na liderança de uma empresa determinante para a sustentabilidade ambiental e a prestação de um determinante serviço público às populações da Região de Aveiro”.

    Lembra que o próprio Governo está demissionário e é a entidade que tutela a Águas de Portugal, acionista de referência na empresa de águas.

    “Usar o controlo que detêm sobre uma empresa intermunicipal, condicionando a sua gestão futura, para atribuir um lugar de proeminência a um dirigente e autarca do PSD em fim de ciclo político, é um expediente que só pode ser inequivocamente reprovado e repudiado pelo Partido Socialista”, declara Hugo Oliveira.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Conversas Joaquim Batista (Câmara da Murtosa)


  • Orquestra das Beiras faz balanço positivo ao concerto solidário a favor dos Bombeiros Velhos
    Orquestra das Beiras faz balanço positivo ao concerto solidário a favor dos Bombeiros Velhos carlos_teixeira

    A Orquestra das Beiras faz balanço positivo ao Concerto Surpresa do passado fim de semana a favor dos Bombeiros Velhos de Aveiro.

    Encontro na Casa de Música, no Quarteirão de Artes e Cultura de Aveiro, em Aradas, num evento de cariz solidário.

    “No fundo, aqui trata-se de apoiar quem nos protege todos os dias”, refere a Filarmonia.

    O apoio a uma instituição com 143 anos é uma marca que vem para ficar e que a Orquestra promete recriar com outras instituições.

    “Agradecemos a presença de todos os que se juntaram a esta causa, demonstrando solidariedade e reconhecimento pelo trabalho incansável dos bombeiros. A participação do público foi fundamental para o sucesso desta iniciativa, reforçando a importância do envolvimento da sociedade no apoio a quem nos protege diariamente, assim como no apoio à cultura, sem a qual as nossas vidas ficam muito pobres”.

    A Orquestra das Beiras lança o desafio aos empresários da região para que se associem à sua missão cultural, musical e solidária.

    “Sublinhamos e agradecemos o apoio da Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Aveiro, da Junta de Freguesia de Aradas e da Antena 2, cuja colaboração foi essencial para a concretização deste evento.


     

    Créditos fotografias: Albino Leite.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    filarmonia das beiras faz balanco positivo a concerto solidario


  • Aveiro: Contas aprovadas com debate sobre a herança de Ribau Esteves.
    Aveiro: Contas aprovadas com debate sobre a herança de Ribau Esteves. carlos_teixeira

    Os melhores indicadores dos últimos 12 anos mas com execução aquém do esperado em 2024.

    O Município de Aveiro apresentou as contas do ano passado com resultado operacional positivo de 24.4 milhões e uma redução da dívida total em cerca de quase 3.7 milhões.
    Redução de cerca de 6% face ao ano transato, fixando a dívida do universo municipal no valor global de 58,5 milhões.

    Tendo em consideração o valor da média da receita corrente líquida dos 3 exercícios anteriores, fixado em € 73.766.737 e o valor da dívida total relevante indicada € 58.554.817, foi possível alcançar no presente exercício económico um rácio de 0,79, o melhor desde 2014 (0,95 em 2023; 1,1 em 2022; 1,40 em 2020; 1,76 em 2019; 3,42 em 2014).

    A autarquia realça que a evolução da capacidade de endividamento garante ainda margem disponível a utilizar em termos de Endividamento (endividamento não tomado) em cerca de 52 milhões, nomeadamente para financiar investimento.

    O saldo de gerência que transita para 2025 fixa-se em 33,5 M€ (mais 31% do que em 2023).

    O Partido Socialista diz que se notam constrangimentos na capacidade de levar projetos a bom porto.

    Com a liquidez disponível, o PS aponta erros pela falta de ajustamento de políticas.

    Um dos erros, segundo Fernando Nogueira, está na recorrente venda de património e na intenção de recurso a crédito bancário.

    O PS diz que à luz do que se conhece o próximo executivo estará condicionado (com áudio)

    Nogueira pediu mais prudência nos compromissos estabelecidos para evitar constrangimentos ao próximo executivo.

    Os vereadores do PS votaram contra as contas de 2024.

    A maioria diz que apesar das dificuldades para executar obras há indicadores positivos.

    Regista o valor mais alto ao nível da solvabilidade desde 2013; o endividamento mais baixo desde a tomada de posse e o valor mais elevado na autonomia financeira em 12 anos.

    Ribau Esteves argumenta que a “impossibilidade” de execução dos Fundos Comunitários, o número crescente de concursos sem concorrentes e a burocracia crescente dos procedimentos da contratação pública tem vindo a atrasar essa capacidade de execução.

    Ainda assim passa em revista o que diz ser registos de “anos históricos” com redução de dívida e aumento da capacidade de investimento.

    Ribau afirma que vai deixar melhor herança do que a recebida há 12 anos (com áudio)

    Os documentos aprovados seguem para apreciação da Assembleia Municipal de Aveiro.

     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Aveiro aprova pacote de 2,4 milhões para as Juntas de Freguesia
    Rm Notícia
    Ficheiro de áudio
    Ficheiro de áudio


  • Obra na Casa Morgados da Pedricosa adjudicada por 651 mil euros.
    Obra na Casa Morgados da Pedricosa adjudicada por 651 mil euros. carlos_teixeira

    Aveiro avança para a requalificação da Casa Morgados da Pedricosa.

    O Executivo Municipal deliberou aprovar a adjudicação da empreitada para a requalificação da Casa dos Morgados da Pedricosa, na Avenida de Santa Joana, à empresa Frechal Patrimonial, Lda., pelo valor de 651.936,46€ e um prazo de execução de 180 dias.

    Com esta intervenção a autarquia pretende realizar trabalhos de manutenção, mantendo as características de espaço habitacional e de serviços ao nível do primeiro piso e de exposições existente e em funcionamento ao nível do rés-do-chão, mas com otimização das suas funcionalidades e melhoria das condições de acessibilidade.

    Ao nível do piso do sótão, o objetivo é anular os espaços habitacionais (cozinha e instalação sanitária) e fazer uma operação sobretudo de conservação, deixando os espaços para arrumações, mas incluindo uma intervenção mais profunda na cobertura e no sistema de drenagem de águas pluviais, para reduzir os problemas de infiltrações neste piso e deste para os pisos inferiores. 

    Está também prevista uma operação de conservação ao nível das fachadas, que incluirá o tratamento da pedra calcária e a remoção do cimento.

    O edifício encontra-se integrado na frente que faz conjunto com o Museu de Aveiro / Santa Joana instalado no Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina fundado em 1458 e que apresenta vários estilos arquitetónicos representativos de quatro séculos.


     


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Aveiro: Galeria Morgados da Pedricosa acolhe exposição de obras inspiradas no Surf.


  • Andebol: São Bernardo entra a ganhar na fase de manutenção.
    Andebol: São Bernardo entra a ganhar na fase de manutenção. carlos_teixeira

    O São Bernardo venceu o Boavista, por 29-22, e entrou da melhor forma na fase de manutenção da divisão de honra, segundo escalão do andebol Português.

    Já sob o comando de Alexandre Rodrigues, a equipa de Aveiro joga pela fuga à despromoção.

    Ocupa o 4º lugar com os mesmos pontos do terceiro classificado, o Xico Andebol, a um do Boa Hora e a dois do Académico do Funchal.


     


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Andebol: São Bernardo falha subida à I divisão.


  • Anadia adere à Associação Internacional de Centros de Alto Rendimento.
    Anadia adere à Associação Internacional de Centros de Alto Rendimento. carlos_teixeira

    O Município de Anadia aprovou, na sua reunião de executivo, no passado dia 27 de março, a adesão do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia à Associação Internacional de Centros de Alto Rendimento.

    A adesão a este organismo internacional é considerada “bastante importante” por permitir dar continuidade à “evolução do CAR, acompanhando as melhores práticas, procedimentos e atualizações dos seus pares a nível mundial”.

    De referir que o CAR de Anadia já pertence à Rede Nacional de CAR, é Centro Satélite da União Ciclista Internacional e é coordenado pela Fundação do Desporto.

    A Associação Internacional de Centros de Alto Rendimento é o maior conglomerado de centros de preparação olímpica, de treino, formação e investigação na área do alto rendimento desportivo, servindo de plataforma de partilha para conhecimentos, boas práticas e de intercâmbio de recursos especializados.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Anadia adere à Associação Internacional de Centros de Alto Rendimento.


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel