A Turismo Centro de Portugal prepara a adesão de novos membros à rede de turismo industrial.
Declaração de Compromisso de dois novos aderentes será assinada na próxima semana, em Oliveira do Bairro, no dia em que se assinala o 22º aniversário da elevação a cidade (dia 26 de Agosto).
O município de Oliveira do Bairro, enquanto responsável pela gestão do Museu do Rádio, e a empresa Porcel, são novos aderentes.
Marcam presença no evento na Radiolândia (Museu do Rádio, em Bustos), Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro; Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal e Ana Luísa Roque, Presidente da Porcel.
Cerimónia está marcada para as 14h30, seguindo-se visita ao espaço museológico do Museu do Rádio.
A Polícia Judiciária de Aveiro identificou e deteve, fora de flagrante delito, uma mulher suspeita do crime incêndio urbano, que destruiu uma habitação no concelho de Estarreja, no passado mês de maio.
Num contexto de vingança, originado pelo não pagamento de trabalhos domésticos, a suspeita deslocou-se à habitação do devedor, partiu o vidro de uma janela e introduziu no interior da casa palha a arder.
O fogo acabou por destruiu a habitação e só não atingiu prédios vizinhos face à pronta intervenção dos bombeiros.
A detida, com 50 anos, vai ser presente às autoridades judiciárias na comarca de Aveiro, para interrogatório e aplicação de medidas de coação.
O SNS confirma a reabertura da urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Aveiro na madrugada de segunda-feira.
Depois de um encerramento que já dura há mais de uma semana, o serviço deverá retomar no início da próxima semana os atendimentos em urgência.
Constrangimentos estão relacionados com a falta de especialistas para assegurar as escalas de serviço em tempo de férias no momento em que o limite anual de horas extraordinárias já esgotou.
Um quadro que poderá arrastar-se até final do ano mas que tem sido particularmente penalizador durante os meses de Julho e Agosto em que os encerramentos já superam os horários em disponibilidade.
A Ordem dos Médicos tem chamado a atenção para o caso de Aveiro que, não sendo caso único, em Portugal, é um dos serviços mais condicionados.
Tema que levou mesmo à demissão do diretor do serviço de obstetrícia.
A Administração do Porto de Aveiro publicou em Diário da República o concurso público para a Empreitada de Construção da Rede de Média Tensão referente à 1.ª fase, em investimento considerado “estratégico” para o futuro do Porto e para a concretização dos objetivos de transição energética.
O procedimento, com um preço base de 7,81 milhões de euros, tem um prazo de execução de 300 dias e enquadra-se na estratégia de transição energética do Porto de Aveiro, aprovada em 2021.
A empreitada permitirá o reforço da capacidade de fornecimento de energia elétrica do Porto de Aveiro, assegurando maior robustez e estabilidade no abastecimento, condições essenciais para o desenvolvimento e expansão das atividades portuárias.
“Esta ligação constitui uma infraestrutura fundamental, ao garantir a satisfação das crescentes necessidades energéticas do Porto de Aveiro, bem como para suportar outros projetos estratégicos dependentes da sua capacitação energética”, refere nota da administração.
Trata-se, portanto, de um investimento essencial para aumentar a competitividade do Porto de Aveiro e um passo determinante no cumprimento das metas europeias em matéria de sustentabilidade ambiental, que impõem a redução de 55% das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e a neutralidade carbónica até 2050.
Este investimento está igualmente alinhado com a estratégia Portos 5+, lançada recentemente pelo Governo, que define cinco eixos prioritários para reforçar a competitividade, sustentabilidade e inovação do sistema portuário nacional, entre os quais se destaca a transição energética e a descarbonização do setor.
Esta intervenção insere-se no projeto ATE – Aliança para a Transição Energética, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.
As propostas poderão ser apresentadas até 22 de setembro de 2025, às 19h00, através da plataforma eletrónica ANOGOV.
O treinador do Beira-Mar pede gestão de ansiedade e mais eficácia para bater o Salgueiros.
Ainda à procura da primeira vitória e com dois jogos marcados pela falta de eficácia, Fábio Barros explica que nem tudo é “sorte ou azar” no empate com o Anadia e na derrota com o Vila Meã.
No trabalho semanal quis retirar pressão aos jogadores mas avisa que a competência será sempre a referência quando se remata à baliza.
Fábio Barros, treinador do Beira-Mar, diz que pior seria não criar oportunidades mas que para ganhar jogos é necessário melhorar o aproveitamento na área adversária (com áudio)
Jogo Beira-Mar – Salgueiros, este sábado, às 11h, no Municipal de Aveiro, com transmissão assegurada na Terra Nova.
Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede anuncia para Setembro o festival de fotografia “Photofest”.
Evento decorrerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, em Cantanhede, na celebração dos 200 anos da Fotografia.
Haverá conferências e conversas com fotógrafos de renome nacional e internacional, como Daniel Rodrigues (World Press Photo) e André Boto (tricampeão Fotógrafo Europeu do Ano); Workshops e demonstrações práticas, abertas ao público; Exposições em diferentes espaços da cidade e Mercado das Artes, que reúne artesãos, criadores e fotógrafos.
A inauguração acontece às 11h do dia 13 de Setembro nos claustros da Câmara de Cantanhede.
Praça Marquês de Marialva, centro comercial Frexial e centro paroquial de São Pedro acolhem boa parte das ações destes dois dias de atividades.
Vitória sobre o Sporting no encerramento da preparação para o Eurobasket e convocatória fechada.
Triunfo em Sines, por 100-82, com Diogo Brito em destaque ao anotar 26 pontos.
Último jogo treino com mais duas figuras em evidência: Travante Williams (21pts) e Francisco Amarante (10pts, 5res, 3ast) destacaram-se.
A seleção nacional está pronta para o Eurobasket e Francisco Amarante segue na lista final de 12 jogadores que vão à maior competição continental de basquetebol.
O extremo que vai atuar no Sporting tem posição garantida.
Ricardo Monteiro não segue para Riga.
O selecionador Mário Gomes confirmou a exclusão do poste após o particular frente ao Sporting, esta quinta-feira, em Sines, reconhecendo tratar-se de uma decisão “muito difícil”.
Monteiro, poste de 28 anos e com 45 internacionalizações que passou pelo Illliabum, foi o sacrificado num grupo que já tinha perdido o poste Gonçalo Delgado e o base Anthony da Silva, por lesão, durante o estágio, para além dos extremos André Cruz e Rúben Prey, este último por decisão da universidade de St. John’s, ainda antes do arranque da preparação.
A Seleção Nacional terá sexta-feira de folga e volta a concentrar-se em Lisboa no sábado, para um último treino antes da viagem para Riga, no domingo.
O EuroBasket arranca a 27 de agosto, frente à Chéquia.
Lista final: Bases: Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Rafael Lisboa
São Jacinto acolhe Festival Dunas com espetáculos nos céus e em terra.
Show aéreo e concertos de Gisela João, Ana Bacalhau e David Fonseca marcam evento que começa hoje e termina no domingo.
A Baía de São Jacinto, em Aveiro, recebe três dias de espetáculos e atividades na natureza.
A vertente musical arranca na sexta-feira, 22 de agosto, com Gisela João, às 22h, na Praça Carlos Roeder.
A fadista, que celebra 12 anos de carreira, apresenta um novo álbum que presta homenagem à liberdade, com arranjos originais que reforçam a sua identidade artística singular.
também hoje, às 18h30, a dupla Best Youth sobe ao palco do Cais da Rampa, junto à Ria de Aveiro, para um concerto intimista ao pôr do sol. Com o espetáculo “Everywhen”, Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves exploram o conceito de tempo, numa performance que combina música e elementos visuais para criar uma experiência envolvente.
No sábado, 23 de agosto, pelas 15 horas, o céu da Baía de São Jacinto será palco do Aveiro Air Show, um espetáculo aéreo de duas horas com seis tipos de aeronaves.
A zona de expositores contará com a presença da ANAC, do Quiosque da Aviação, do AeroClube de Viseu, simuladores de voo e dos paramotores AIRBOSSDUNAS, oferecendo aos visitantes uma imersão no universo da aviação.
No sábado, após o espetáculo aéreo, Ana Bacalhau atua às 22h na Praça Carlos Roeder. Conhecida pela sua entrega apaixonada, a cantora apresenta temas como o single “Orelhas Moucas”, um malhão animado que reflete a sua crescente influência como autora.
Mais cedo, às 18h30, Minta & The Brook Trout oferecem outro momento intimista junto à Ria, com canções do seu quinto álbum, incluindo singles como “Cantaloupe” e “Please Make Room For Me Please”. O concerto poderá incluir inéditos, gravados no estúdio Louva-a-Deus, em Lisboa.
No domingo, o Fly-In Dunas fará as delícias dos apaixonados pela aviação, com a concentração de dezenas de aeronaves na pista do Regimento de Infantaria n.º10.
O festival encerra no domingo, 24 de agosto, às 18h, com David Fonseca, na Praça Carlos Roeder.
O músico, conhecido pelos Silence 4 e pela carreira a solo, traz uma atuação multimédia que revisita êxitos como “Someone That Cannot Love” e “Futuro Eu”. Com mais de dez álbuns editados, incluindo o recente “Living Room Bohemian Apocalypse”, Fonseca promete um final memorável.
Com um programa que combina música, natureza e desporto, o Festival Dunas de São Jacinto 2025 reúne valores naturais, do turismo militar, da cultura e do convívio em família.
Durante os três dias do Festival Dunas de São Jacinto (22 a 24 de agosto), os visitantes vão poder beneficiar de 50 % de desconto na travessia de ferryboat entre São Jacinto e o Forte da Barra, para quem se desloque a pé ou de bicicleta.
Além disso, estará disponível um shuttle 100 % elétrico e gratuito que liga a Marginal Frente-Ria à praia de São Jacinto, com partidas a cada 30 minutos, entre as 09h00 e as 19h30.
A Junta de Freguesia de Aradas foi sujeita a inspeção da IGF.
Inspeção Geral das Finanças este esta quinta nas instalações da Junta devido a queixa de assédio laboral.
Processo tem quatro anos e queixa foi formalizada há dois por uma funcionária que terá mudado de posto.
Inspetores estiveram na sede da Junta de Freguesia de Aradas para consultar documentos e ouvir os protagonistas.
Uma funcionária deslocada de posto há quatro anos terá apresentado queixa por assédio laboral mas este será apenas um dos aspetos em análise.
A autarca de freguesia, recandidata ao cargo, e que tem merecido críticas da oposição pela forma como se relaciona com os partidos da oposição nomeadamente na apresentação de documentação, assume não haver surpresa na auditoria agendada pela IGF.
Catarina Barreto tem sido visada pelos eleitos independentes do movimento Sentir Aradas e criticada por PS, IL e Chega, acusada de travar o acesso a documentos da Freguesia.
Apoiantes da autarca alegam que se trata de mais um momento próprio da época eleitoral.
A Administração do Porto de Aveiro e o Município da Murtosa celebraram na passada semana, 14 de agosto, um contrato para a cedência de bens e equipamentos que integram o Porto de Recreio da Torreira, com o objetivo de garantir a sua gestão, manutenção e valorização em benefício da comunidade local. Ao abrigo deste contrato, a Administração do Porto de Aveiro cede ao Munício da Murtosa diversos equipamentos e infraestruturas, incluindo estacaria de fixação do quebra-mar, passadiços, edifícios de apoio, ponte-cais, rampa de varadouro, terraplenos e respetivas redes e infraestruturas. O Município da Murtosa compromete-se, assim, a assegurar a preservação e boa utilização das instalações, permitindo, no entanto, a utilização das infraestruturas para atividades da Administração Portuária. Em outubro deste ano será ainda lançado o procedimento para a remoção dos passadiços no Porto de Recreio, de forma a mitigar constrangimentos à circulação marítima e garantir a segurança da navegação. Esta intervenção terá uma duração estimada de 60 dias e inclui a demolição e remoção do passadiço e do quebra-mar flutuante, da rampa de acesso, dos apoios individuais para atracação de embarcações, bem como o desmantelamento do equipamento de instalações elétrica. Esta parceria vem responder à necessidade de garantir uma gestão eficaz das infraestruturas, permitindo reforçar a ligação entre o Porto de Recreio da Torreira e a comunidade, preservando um equipamento de relevância local e regional, ligado à tradição náutica e à valorização da Ria de Aveiro. A assinatura do contrato contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, e do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha.